terça-feira, 22 de março de 2011

ESTUDO BÍBLICO


O QUE É CONCUPISCÊNCIA?


É o desejo carnal incontrolável. Diz respeito não apenas aos apetites sexuais, mas a bens e gozos materiais.

É o desejo, sem domínio, de saciar a qualquer custo a vontade do corpo, da carne.

Concupiscência dos olhos: desejo de ver ou presenciar cenas de violência, tumultos, pornografias, filmes eróticos, obscenidades, etc.

Concupiscência dos ouvidos: desejo de ouvir piadas imorais; de ouvir músicas profanas; de dar ouvidos a boatos que agridem a privacidade das pessoas.

Concupiscência dos lábios: desejo de dizer "palavrão", palavras imorais, chulas, indecentes; desejo de comentar e conversar sobre a intimidade das pessoas, das famílias, das autoridades.

Concupiscência do estômago: apego excessivo a boas iguarias, ao bom prato, ou a determinada espécie de comida. (Gl 5.16-21).

Concupiscência é sinônimo de avidez, cobiça e ganância.

"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo, a CONCUPISCÊNCIA da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo". (1Jo 2,15-16).

Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tiago 1,12-12)

A palavra, no original grego do Novo Testamento, para concupiscência é epithumia, e significa um desejo intenso por algo que é proibido e ilícito. Também o termo luxúria, que significa um apetite sensual doentio (sensual, neste caso, refere-se aos sentidos), nos pode servir como um termo auxiliar a fim de compreendermos o correto significado de concupiscência. De modo que a concupiscência da carne nada mais é senão uma manifestação dos apetites e desejos desordenados e desarmônicos com as ordenações de Deus, sendo ela própria, a concupiscência, uma larga porta para o erro, para o engano, para o pecado e para a morte. Esta deformidade de apetite ou desejo pelo que é ilícito inexistia no homem em seu estado primeiro de criação, a saber, em Adão. Após a queda de Eva e de Adão, o ser humano passou a herdar esta depravação desfigurante, pois todos os seres humanos foram concebidos após a queda do homem.

“Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei. Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito.Não sejamos ávidos da vanglória. Nada de provocações, nada de invejas entre nós. (Gálatas 5,16-26)

  DEUS SEJA LOUVADO HOJE E SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu pedido de oração!

Aproveite e solicite seu Livro gratuitamente com Testemunho de Glória Polo, enviando-nos seu endereço completo para o seguinte e-mail: regmaria29@yahoo.com.br

É um presente de Deus para você, amado(a) irmão(ã)!